Microsoft anuncia o fim do suporte ao Windows 10 para o dia 14 de outubro de 2025.

A Microsoft deve revelar uma nova edição do Windows no dia 24 de junho, no evento programado para este mês. Rumores indicam que o anúncio iria além de uma simples atualização do Windows 10 e apresentaria a versão 11 do sistema operacional. Uma versão completa com novas funcionalidades, Windows Store remodelada, além do rejuvenescimento de interface gráfica e iconografia, reaproveitando o trabalho iniciado no ciclo de desenvolvimento do Windows 10X.

Não há confirmação de que a Microsoft irá mesmo apresentar o novo Windows 11 na data, mas rumores e indícios dos últimos meses indicam que a nova geração está cada vez mais próxima e chega seis anos depois do lançamento do Windows 10.

Amazon Prime Day 2021
Amazon Prime Day 2021

Yusuf Mehdi, executivo da companhia, postou em seu perfil no Twitter que “nunca esteve tão empolgado com uma nova versão do Windows desde o Windows 95”, dando força à teoria. Além disso, Satya Nadella, CEO da big tech, prometeu que será “um dos updates mais significativos da última década”, assim como Panos Panay, chefe-executivo, falou sobre a “próxima geração” do SO.

De todo modo, sabe-se que as novidades virão de um projeto, por enquanto, chamado de Sun Valley, ao qual a Microsoft se refere como um “rejuvenescimento visual arrebatador” de sua solução para PCs — e espera-se mudanças radicais a caminho, muitas delas originadas do Windows 10X, descontinuado pela gigante.

Essa é a primeira vez em que a empresa declara de fato o encerramento total do suporte ao Windows 10. O sistema foi anunciado em 2014 e opera desde 29 de julho de 2015. Com isso, a longevidade de uma década prevista pela Microsoft para o “ciclo de vida” do SO tende a ser atingida.

O fim do suporte não significa, no entanto, que o sistema vai parar de funcionar em computadores. Na prática, o Windows 10 deixará de receber atualizações, já que a fase de transição para a próxima versão do Windows deverá estar finalizada, ao menos para a Microsoft.

Windows 11

Ao longo das últimas semanas, a Microsoft tem soltado diversas pistas sobre seu novo sistema operacional. Com a informação sobre o encerramento do suporte para o Windows 10, entende-se que o novo SO da empresa, que poderia atender pelo nome de Windows 11, não será ligado ao antigo. Outro fator que sustenta essa “divisão de águas” entre sistemas é o recente cancelamento do Windows 10X pela empresa, em maio deste ano.

Em relação ao novo software, a Microsoft já havia anunciado um evento para mostrar “o que há de novo” para o Windows, marcado para o dia 24 de junho mencionado no começo do post — curiosamente agendado para as 11h, no horário americano.

Com informações de The VergeThurrott Engadget

Acesse o nosso grupo de Windows 11 no Facebook, no LinkedIn, no Reddit e no Yammer e vamos tratar sobre builds, recursos, novidades e afins da nova versão de sistema operacional da Microsoft:

Amazon Prime Day 2021
Amazon Prime Day 2021